secretária
do latim secretariu-, que por sua vez vem de secretu- (segredo), lugar retirado, secreto, sacristia, santuário; aquele a quem se confia segredos, que sabe segredos.
sensível
do latim sensible-, que cai sob a influência dos sentidos.
sentir
do latim sentīre, perceber pelos sentidos, pela inteligência, compreender os efeitos de qualquer coisa; ter no espírito, pensar; julgar, ter opinião.
ser
do latim sum, ser, existir, haver, estar.
omnium qui sunt, qui fuerunt, qui futuri sunt, de todos os que existem, existiram e existirão.
Com genitivo est:
sapientis est explicare, é próprio do sábio explicar.
homini cum deo similitudo est, o homem é semelhante a Deus.
sirene
do latim sirena, pelo que é divergente culto de “sereia”. Diz-se “sereia” de quem canta de maneira agradável, o que contrasta ironicamente com o som das sirenes da polícia e dos bombeiros.
sofrimento
do latim sufferere, suportar, tolerar, aguentar. Em 1533: “Quem sofrimentos vendesse / quanto ouro ganharia.” Gil Vicente, Romagem de Agravados, na Copilaçam
sonho
do latim somniu-, sonho, quimera, extravagância.
sufixo -ante
sufixo que aponta para o agente da acção, formando substantivos como ajudante, comandante, denunciante. Também utilizado na formação de adjectivos, como “consonante” ou “radiante”.
sufixo -ção
em latim encontra-se como -tione, sufixo transformador de verbos em substantivos, geralmente indicando uma acção ou o resultado de uma acção.
sufixo -idade
sufixo latino -itas, -itatis, exprime a noção de qualidade ou condição, geralmente para formar substantivos abstractos. Organicidade, normalidade.
sufixo -ismo
sufixo nominal de origem grega, formador de substantivos que designam conceitos de ordem geral e ideias como fenómenos linguísticos, sistemas, correntes artísticas e políticas, doutrinas religiosas, tendências filosóficas e literárias.
sufixo -ivo
de origem latina, usado em adjectivos derivados de verbos para dar a ideia de capacidade, efectividade. Combativo, cognitivo.
sufixo -mento
do latim -mentum, sufixo usado a seguir ao verbo para designar o sentido de acção ou do seu resultado, reportando ao lugar onde se realiza a acção. Comportamento, estacionamento (lugar onde se estaciona).
sufixo -udo
antigo sufixo característico de particípios, formador de adjectivos dando a ideia de abundância: barbudo, narigudo.
sufixo -ulo
em latim surge como -ulus, indica valor diminutivo. Espórulo, gotícula, ridículo (riso miúdo).